quinta-feira, 30 de abril de 2015

ALUNOS DO COLÉGIO FLORDOARDO CABRAL RECEBEM HOMENAGEM PELO PROJETO DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DAS CHUVAS

Em 2014, a escola Flordoardo Cabral implantou um sistema de reaproveitamento das águas das chuvas através de calhas implantadas no telhado, que direcionam a água até uma cisterna, na qual o líquido fica armazenado para que possa ser utilizado em diversos fins na escola, poupando água potável. A ideia partiu de uma iniciativa dos alunos Adriano Canônica, Claudio Wawginiak, Guilherme Reche, Leonardo Pedroso e Marcelo Andrade, que possuem entre 16 e 17 anos. Com o objetivo de dar o devido reconhecimento ao projeto e seu benéfico impacto ao meio ambiente, o vereador Pastor Mendes (PROS) apresentou na sessão de terça-feira (28) a moção legislativa 128/2015, de aplausos ao projeto. O documento foi encaminhado à diretora da Escola de Educação Básica Flordoardo Cabral, Marita Souza, e as professoras que auxiliaram no projeto, Claucia Toledo Albuquerque e Patrícia Wolf Rizzon.



Na quarta-feira (30), todos estiveram reunidos na Sala de Presidência da Câmara de Vereadores, onde o vereador concedeu diplomas e placas de honra ao mérito aos envolvidos pela iniciativa. “É uma alegria e uma grande satisfação ver jovens idealistas como estes. São o futuro do país, uma geração preocupada em economizar água, em preservar o aquífero Guarani e que agiram de maneira especial em sua própria escola”, destacou Mendes. O legislador é responsável por várias matérias na Câmara que tem como tema a preservação do meio ambiente. Também foi proponente de uma sessão especial que aconteceu no dia 17 de março e que buscou soluções quanto à economia de água potável e o reuso das chuvas. “Nesta reunião de trabalhos surgiu a proposta para que as novas construções em Lages possuam uma cisterna para captação da água das chuvas, algo que terá baixo custo e pode ser usado para lavar calçadas, regar planta, utilizar no vaso sanitário”, entre outros exemplos que Pastor Mendes sugeriu.



A diretora do Flordoardo Cabral morava na cidade litorânea de Bombinhas e disse que já fez contatos com a Câmara de Vereadores deste local para que o projeto possa ser desenvolvido nas áreas com maior problema de falta de água potável. “Esta cisterna tem um custo muito baixo e pode sanar uma necessidade de toda a Costa Esmeralda de nosso litoral, auxiliar na higiene desta população, resultando em saúde pública. Ficamos lisonjeadas pelo reconhecimento, mas esperamos ajuda para que possamos fazer a diferença na vida de mais pessoas”, comentou Marita Souza. Também participaram da reunião informal o presidente da Casa Legislativa, Adilson Appolinário (PROS), e os vereadores Marcius Machado (PR) e Nilton Freitas (PTB).  “Ficamos contentes de que esta geração tenha esta consciência, produza e execute iniciativas semelhantes. Isso nos motiva também a trabalharmos neste sentido enquanto legisladores”, elogiou Appolinário.

"Trabalhando por uma cidade cada vez melhor!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário