sexta-feira, 22 de novembro de 2013

PASTOR MENDES E JOÃO ALBERTO HOMENAGEIAM OS INSTITUTO PATERNIDADE RESPONSÁVEL
A homenagem aconteceu durante uma sessão solene na quinta-feira (21), proposta pelos vereadores João Alberto e Pastor Mendes, a solenidade contou com grande participação do público, 30 foram às personalidades que contribuíram com o projeto e que receberam das mãos dos legsladores certificados de honra ao mérito. O Juiz da Vara da Fazenda e Registros Públicos e idealizador da Instituição Silvio Orsatto foi honrado com uma placa de mérito por sua atuação.

Fizeram parte da mesa de autoridades, presidida pelo vereador Chagas, a Secretária de Educação, Marimilia Casa Costa Coelho no ato representando o prefeito Elizeu Mattos, o Major Celio de Oliveira de Araújo no ato representando o Coronel Zinder, Rosane Wiggers, Presidente do Instituto Paternidade Responsável e o Dr. Silvio Orsatto, Juiz da Vara da Fazenda.

O vereador João Alberto abriu os trabalhos, se dizendo orgulhoso pelo fato de a instituição ter nascido em Lages. “Temos o orgulho de homenagear essa instituição que faz tanto pela nossa cidade e região. O Instituto Paternidade Responsável já tem um grande reconhecimento Nacional, pois está servindo de exemplo para muitas outras cidades, levando o nome de Lages para tantos lugares de maneira positiva”.





Presente em mais de 20 municípios, o Instituto Paternidade Responsável é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. Criado em 2003, tornou-se Instituição legalmente constituída em 2004. Desde 2007 orienta jovens estudantes, pais, educadores, sobre a importância de se ter um projeto de vida, evitando o caminho das drogas e da gravidez na adolescência. Por dia, cerca de oito pessoas procuram o instituto para buscar ajuda para registrar seus filhos e são atendidos com uma equipe de psicólogos, advogados e outros profissionais.

“É graças a todas estas pessoas que hoje chegamos aos 10 anos”, disse Rita Lang, coordenadora de projetos, referindo-se a todos os homenageados da sessão. Rita explicou também sobre o trabalho que é desenvolvido dentro do instituto e da importância de cada colaborador, “enquanto uma equipe trabalha na prevenção, a outra trabalha sobre o leite derramado. É graças a estas equipes, ao empenho e dedicação de cada um que estamos conseguindo fazer a diferença. O instituto vai muito além do papel, ele busca dar carinho e atenção a todas as crianças que nos procuram”.


 “Nada mais justo que homenagear este projeto que nasceu durante a gestão do ex-prefeito Renato Nunes, e que até hoje continua contribuindo e se destacando na sociedade”, lembrou Pastor Mendes.


“Foi através de muita luta, que conseguimos hoje este reconhecimento. O instituo surgiu com a ideia de dar efetividade à Lei n. 8.560/92 e possibilitar uma alternativa ao tortuoso caminho da via judicial para o reconhecimento da paternidade, valorizando o trabalho de uma equipe multidisciplinar e quebrando paradigmas, pois não basta somente registrar, tem que conviver respeitar e amar o filho. Quando recebemos o caso de uma família aonde o pai vai preso, a criança não quer entender o que de fato tem que ser cumprido, ela só nos pergunta ‘e o meu pai? ’”, destacou em sua fala Dr. Silvio Orsatto ressaltando a importância do trabalho desenvolvido em Lages e toda região. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário